Nesta página você vai encontrar informações sobre o campo e equipamentos, jogadores e posições e as principais regras.

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Campo de jogo

O Floorball é jogado em um espaço de 40m de comprimento por 20m de largura.

Em cada lado existe uma área de 5m de largura por 4m de comprimento, e uma pequena área de uso exclusivo do goleiro medindo 2,5m de largura por 1m de comprimento.

A quadra em toda a sua extensão é cercada por uma proteção chamada e Rink, e que tem 0,50m de altura.


Balizas

As balizas (gols) oficiais medem 1,15m de altura por 1,60m de comprimento, podem ter seu tamanho adaptado de acordo com o torneio a ser disputado (0,90mX0,60m).


Bola

A bola é feita de plástico, possui 26 furos que medem 11 mm cada e pode ser encontrada em diversas cores. Ela possui diâmetro de 72mm e pesa entre 20 e 23 gramas.


Taco

Construído em plástico (Blade) PP e com cabo em fibra de carbono (Shaft) revestido por um “Grip” anti derrapante. Na sua maioria, se ajusta ao tamanho (55 a 108cm) e lado dominante do jogador (Right or Left). O Como regra geral, o taco de floorball – incluindo a blade – deve ficar até 5cm acima do seu umbigo.

Jogadores e Posições

G – goleiro; RD – Defensor direito; LD – Defensor esquerdo; C- Central e LA – Ala esquerdo RA – Ala direito

O goleiro é o único jogador que não utiliza taco, ele se posiciona geralmente de joelhos em frente a baliza para execução das defesas e utiliza-se de equipamentos de proteção como:

  • Calças compridas com joelheiras especiais;
  • Camiseta de manga comprida;
  • Capacete/máscara;
  • Luvas (opcional) e tênis.
  • Também é recomendável utilizar proteções extra nos joelhos e área da virilha para evitar lesões.

Regras aplicadas ao goleiro

  • Pode defender a bola com qualquer parte do corpo;
  • Pode pegar a bola mesmo ela estando fora da área, desde que alguma parte do seu corpo esteja dentro da área;
  • No momento do lançamento com as mãos, após uma defesa, a bola deve tocar o solo do seu campo de defesa antes de passar do meio da quadra;
  • O goleiro não pode ficar em posse de bola por mais de 3 segundos;
  • Não pode pegar uma bola recuada por um companheiro de equipe.
  • A área pequena é de sua exclusividade.

 Principais Regras

Início e reinício de jogo

  • O jogo é iniciado com uma disputa de bola entre dois atletas adversário no centro da quadra, o lance é repetido sempre após um gol e reinício de jogo nos demais tempos.
  • Os tacos devem ficar paralelos e só podem ser movimentados após a autorização da arbitragem.
  • Não é permitido se utilizar os pés ou corpo na disputa da bola.

Tempo de jogo e substituições

  • O tempo oficial de jogo são 3 tempos de 20 minutos com intervalo de 10 minutos.
  • Cada equipe tem direito a 1 pedido de tempo por jogo.
  • As substituições são ilimitadas e podem ser feitas sem a autorização do árbitro. O jogador que vai entrar sempre deve esperar seu companheiro sair de quadra.
  • Se o jogador entrar antes do companheiro sair e participar ativamente do jogo, penalidade de 2 min pra quem entrou.

Reposição de bola em jogo

  • Sempre quando a bola ultrapassar o rink e sair do campo de jogo, esta deverá ser recolocada em jogo da seguinte maneira:
  • LINHA DE FUNDO: a bola deverá ser colocada sobre a marcação de faceoff e o atleta executar a cobrança, com uma distância mínima de 3 metros sendo respeitada pelo adversário.
  • LINHA LATERAL: a bola deverá ser colocada no local mais próximo de onde saiu e a uma distância de até 1,5m do rink, e o adversário deverá se manter a 3 metros de distância.

Faceoff

O face-off ocorrerá quando a partida for interrompida sem que tenha sido anotada uma falta, lateral ou pênalti em favor de uma das equipes.

Ocorre nas seguintes situações:

  • Quando a bola é danificada sem intenção.
  • Quando a bola não retoma à partida da forma correta.

Antes de interromper a partida, os árbitros devem conceder ao jogador a oportunidade de jogar corretamente.

  • Quando partes da proteção lateral tenham sido separadas e a bola se aproxima do local em questão.
  • Quando as traves são movidas de forma não-intencional e não podem ser reposicionadas em tempo razoável.
  • Na ocorrência de lesão séria ou quando um jogador lesionado afete diretamente a partida.
  • Na ocorrência de uma situação excepcional.

Objetos ou pessoas não autorizadas na quadra, blecaute total ou parcial, soar do aviso de fim de jogo antes do tempo, ou quando um juiz toca na bola e esse toque tenha consequências importantes na sequência da jogada.

  • Quando um gol é anulado, independentemente da existência de falta anterior.

Isso inclui quando a bola vai para o gol sem cruzar a linha.

  • Quando um pênalti não termina em gol.

Isso inclui quando o pênalti for cobrado irregularmente.

  • Quando uma penalidade é atribuída a uma infração não relacionada ao jogo, mas cometida ou notada durante o mesmo.

Isso inclui quando um jogador penalizado entra em quadra antes do término de sua penalidade.

  • Quando os árbitros não conseguem decidir a quem atribuir uma falta ou lateral.

Isso inclui quando os jogadores de ambas as equipes cometem infrações simultaneamente.

  • Quando os árbitros consideram sua decisão como incorreta.

Pênalti

Quando uma situação de gol é interrompida ou impedida em razão de uma falta.

  • Os árbitros decidirão o que poderá ser considerado como situação de gol.
  • Infrações na pequena área não resultarão automaticamente em pênalti.
  • Um pênalti será sempre marcado quando a equipe defensora, durante uma situação de gol, intencionalmente, mover as traves ou jogar com muitos jogadores na quadra.
  • Se, quando um tiro livre direto for direcionado ao gol, e um jogador de linha estiver na área do goleiro, nas traves ou, se as traves forem movidas do local em que deveriam estar, um pênalti sempre deverá ser marcado.

Tiro livre direto

É marcado quando não são respeitadas as seguintes situações:

  • A bola é tocada com o pé, mais de uma vez pelo mesmo jogador ou chutada intencionalmente em direção ao gol.
  • Bater na bola com as mãos ou cabeça.
  • Dominar a bola se o taco estiver acima da linha dos joelhos do jogador.
  • Empurrar, puxar, segurar ou derrubar o adversário com o corpo.
  • Se o jogador de linha participar de uma jogada sem o taco.
  • Pular enquanto se tem ou busca o controle da bola, ao chutar e passar.
  • Dominar, chutar ou passar a bola enquanto uma mão ou os dois joelhos estiverem tocando o chão (é permitido jogar com um joelho tocando o chão).
  • Colocar o taco, pés ou pernas por entre as pernas do adversário.

Tiro livre e suspensão por 2 Minutos

  • Levantar o taco.
  • Bater no taco do adversário sem a intensão de obter a bola.
  • Encostar na bola com as mãos ou cabeça na intensão de parar o jogo.
  • Empurrar, segurar, puxar e  derrubar o adversário.
  • Jogar o taco intencionalmente para atingir a bola ou adversário.
  • Permanecer a uma distância menor do que a necessário durante um tiro livre.

Quando é marcado um tiro livre, o adversário deve estar a uma distância de pelo menos 3 metros da bola (contando os tacos).

Para a cobrança de um tiro livre não é necessário a autorização do árbitro.

Fundamentos

“Stick handling” – Controle e condução de bola.

O controle e condução da bola é executado alternando o contato com os dois lados da Blade, geralmente o atleta utiliza-se do lado onde tem uma maior curvatura para que possam ser feitos dribles e passagens pelo oponente. Também pode ser alternado, com um toque utilizando o pé.

Sweeper – Forehand, out, in e Backhand

  • Forehand: quando o atleta executa o movimento de arrasto do taco em contato com a bola em direção ao gol. Neste movimento a bola encontra-se na frente do corpo. É utilizado o lado de domínio da Blade.
  • OutSweeper: quando o atleta executa o movimento de arrasto do taco em contato a bola em direção ao gol. Este movimento tem início quando a bola encontra-se ao lado do corpo do atleta, fazendo com que o mesmo execute um giro de 90°. É utilizado o lado de domínio da Blade.
  • InSweeper: quando o atleta executa o movimento de arrasto do taco em contato com a bola para próximo de seu corpo para executar o chute em direção ao gol. Neste movimento a bola encontra-se na frente do corpo. É utilizado o lado de domínio da Blade.
  • Backhand: quando o atleta faz o movimento de arrasto do taco em contato com  a bola com a parte contrária da Blade de domínio (contrário à curva).

O movimento de “sweeper” também é utilizado no momento do passe.

Wrist shot e Slapshot (forehand) / Knocker e Crasher (backhand)

  • Wrist shot: chute onde o atleta faz o movimento do taco em contato com chão (arrasto) na intenção de atingir a bola. Este movimento é executado com o lado de domínio da Blade.
  • Slapshot: chute onde o atleta busca acerta a bola com uma tacada sem contato do taco com o solo (golf). Este movimento é executado com o lado de domínio da Blade.
  • Knocker: chute onde o atleta busca acerta a bola com uma tacada sem contato do taco com o solo (golf). Este movimento é executado com o lado não dominante da Blade.
  • Crasher: chute onde o atleta, de costas para o gol, busca acerta a bola com uma tacada sem contato do taco com o solo (golf). Este movimento é executado com o lado não dominante da Blade.

Spinner – forehand

  • Quando o atleta executa um movimento de arrasto do taco em 180º em direção ao gol. Este movimento é iniciado de costas para o gol. É utilizado o lado de domínio da Blade.

Volley twohanded – forehand ou backhand

  • Movimento de chute onde o atleta atinge a bola quando a mesma está no ar. Movimento executado com as duas mãos no taco e pode ser feito com a parte dominante da blade (forehand) ou não (backhand).

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