O Floorball é um esporte coletivo e de invasão, muito similar ao hóquei no gelo, praticado sem o uso de patins e preferencialmente disputado em pisos lisos, emborrachados ou de madeira, em quadras com proteção lateral.

A história do esporte

O Floorball tem raízes nos Estados Unidos, onde jogadores de hóquei no gelo cansados da violência desse esporte e pessoas que não sabiam ou não gostavam de patinar começaram a praticar de forma adaptada o hóquei fora do rink de gelo. Mas foi na Suécia, na década de 70, que o Floorball foi criado com regras e equipamentos específicos. O Floorball agradou, não só por ser uma versão menos violenta do hóquei no gelo, que possibilita inclusive a formação de times mistos, com homens, mulheres e crianças jogando ao mesmo tempo, como por sua dinamicidade, rapidez e regras de fácil compreensão.

Floorball no mundo

Principais regras

O Floorball é jogado oficialmente em uma quadra de 40m X 20m, com proteções nas laterais de 50cm de altura, que evitam a saída da bola e conferem dinamicidade ao jogo. Cada time conta com 5 jogadores e um goleiro, que utiliza proteção especial e, ao contrário do hóquei no gelo, não possui taco.

Dentre as regras, destacamos que não é permitido:

  •  Levantar o taco acima da linha da cintura;

  •  Bater intencionalmente no taco do adversário;

  •  ‘’Jogo de corpo’’ desproporcional;

As partidas oficiais ocorrem em três tempos de 20 minutos cada, com alternância frequente das linhas de jogadores. Jogos exibições podem ser realizados em dois tempos de 15 minutos cada.

Aprofunde-se nas regras do esporte