No dia 21 de abril, o coordenador nacional da Floorball4All Brasil, Denes Santos, organizou uma videoconferência entre treinadores de todo o país e o brasileiro André Braga, atualmente um dos treinadores das equipes de base do Grasshopper Club Zürich, time da primeira liga de Floorball da Suíça.

O brasileiro está na Europa há mais de vinte anos, mas só se envolveu recentemente com o Floorball quando a equipe sub-14, onde seu filho atuava, ficaria sem treinadores. Braga, engenheiro de profissão, ofereceu-se para a função, aberta a qualquer interessado com tempo e a certificação dos cursos oferecidos pela Federação Suíça de Floorball.

Nos últimos anos, fez os cursos necessários e atua desde então como um dos treinadores das equipes sub-16 e sub-14. É comum nos clubes uma equipe de treinadores, cada um cuida individualmente de diferentes demandas para o desempenho da equipe.

O relato do treinador apresenta um cenário ligado ao amadorismo, mesmo em uma potência do esporte: a prática do Floorball na maioria das equipes suíças (o país possui cerca de 2.000 clubes de Floorball) é uma ocupação exercida no tempo livre, inclusive pelos atletas e treinadores adultos. A maioria possui seu trabalho durante o dia e treina Floorball à noite, duas a três vezes por semana.

Sobre o cenário do Floorball fora da Europa, André afirmou que espera que países africanos e sul-americanos superem as dificuldades e disputem as competições internacionais em futuro próximo, trazendo como exemplo a seleção masculina de Costa do Marfim, única representante africana nas seletivas para o Mundial 2020.

Especificamente sobre o Floorball no Brasil, Braga recomendou a todos os interessados na modalidade esforçar-se para estudar, planejar e treinar, qualificando e ampliando a atividade para que o interesse aumente, principalmente entre crianças e jovens.