Em tempos de pandemia de COVD19 que o esporte como um todo está parado e que a nossa modalidade coletiva é ainda menos permitida. Temos a oportunidade de olhar para a história da modalidade e conhecer e reconhecer quem nos ajudou a chegar até aqui. O floorball tem 23 anos no Brasil, o mesmo que a ABF. Pela história que conhecemos, o esporte chegou ao país com o sueco Marcelo Jönsson, que também foi o primeiro presidente da ABF. Na história da ABF, bem como os líderes de núcleos e equipes eram, do que temos registro, homens.
Aproveitamos a celebração do Dia da Mulher para pesquisar e apresentar um pouco mais sobre a relação das mulheres com o esporte. Hoje, no Brasil, as mulheres estão na quadra e na direção de equipes, na direção e na operação de entidades, conquistando o espaço que desejarem. No mundo, há equipes, ligas e campeonatos dedicados. No Brasil, em competições da ABF, ainda são aceitos times mistos.
Nosso foco desta vez foi em encontrar o primeiro registro de uma mulher vinculada a uma equipe ou núcleo. Nesta busca, acabamos encontrando mais vídeos do que fotos. Com as redes sociais e maior acesso a celulares, os registros no geral, inclusive em vídeo, ficaram mais acessíveis. Acreditamos que há oportunidade para uma pesquisa específica de fotos e de mulheres em ambientes de treino, sem vínculo como uso de uniformes ou em competições. Temos relatos de meninas jogando no Sesc Consolação, em São Paulo, em 1999.