A Prefeitura de Curitiba implementou o Floorball no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do Parque dos Peladeiros, no Cajuru, com aulas gratuitas às sextas-feiras pela manhã. A intenção é levar o esporte a mais centros de esporte, segundo chefe do núcleo da Secretaria Municipal.

O trabalho é resultado da atuação do missionário Thomas Bleiker, coordenador do Centro de Desenvolvimento Comunitário Recanto Esperança, casa da equipe Hockstar.

Floorball Curitiba

Leia na íntegra o artigo da Prefeitura de Curitiba

Tem gol, mas não é futebol. Se joga em uma quadra, mas não é basquete. Tem taco, mas não é golfe. Disputado em equipe, o floorball conquistou, já nas primeiras tacadas, a piazada que experimentou esse esporte diferente. A modalidade é a novidade no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do Parque dos Peladeiros, no Cajuru, com aulas gratuitas às sextas-feiras pela manhã.

Com início na segunda quinzena de setembro, as aulas atraíram 21 meninos e meninas de 10 a 15 anos para aprender o esporte que surgiu na Suécia nos anos 1970 e se popularizou especialmente em países onde neva. Não à toa: o floorball é uma adaptação do hóquei no gelo para os períodos mais quentes e é preciso treinar na quadra. É disputada em uma quadra de madeira e os jogadores usam tacos de plástico para conduzir uma bolinha, também de plástico, para o gol.

“Eu só conhecia o hóquei no gelo, mas gostei muito desse aqui. Tem até coisas que dá para comparar com o futsal, como o passe e ter de jogar entrosado com o time”, diz Angel Beatriz Neves, 12 anos.

Novas experiências

O chefe do núcleo da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Smelj), Helton Diogo Mallo Stais, explica que o objetivo do CIE é oportunizar aos jovens a experiência da prática esportivas em diferentes modalidades. “Trouxemos o floorball para cá para tornar esse esporte mais conhecido e já planejamos levá-lo para outros centros de esporte da nossa regional”, conta.

Quem dirige as aulas é o missionário Thomas Bleiker, coordenador do Centro de Desenvolvimento Comunitário Recanto Esperança, no Uberaba, e dos orientadores de floorball formados por uma instituição suíça especializada na modalidade.

Competições nacionais

Foi essa mesma instituição que, em 2010, trouxe para o Recanto o floorball. O centro incluiu a modalidade entre as atividades ofertadas para as 82 crianças atendidas.

No começo, as partidas mais pareciam um jogo de bets, já que eram disputadas na rua, antes de ganhar uma quadra apropriada.

Hoje, o Recanto tem um time, o Hockstar, nas categoria kids (até 12 anos), teens (até 15 anos) e principal (acima de 15 anos), e conta com apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e do Esporte + Escola = 10. Com apoio dos dois programas da Prefeitura, as equipes participam de competições estaduais.

O jogo

O jogo é disputado em uma quadra de madeira e os jogadores usam tacos de plástico para conduzir uma bolinha, também de plástico, para o gol. Cada time tem cinco jogadores na linha (três atacantes, dois defensores) e um goleiro.

As equipes são mistas e as trocas entres titulares e jogadores no banco são constantes, pela dinamicidade da partida.

A bola só pode ser chutada ou dominada com o taco se estiver abaixo da linha dos joelhos. Não vale usar as mãos ou cabeça, exceto o goleiro.

Além do Floorball

No Centro de Iniciação ao Esporte, as aulas de floorball são prioritariamente para crianças de 10 a 15 anos, das 9h às 11h, às sextas-feiras.

Também são oferecidas aulas de boxe, muay thai, vôlei, basquete, tênis de mesa, atletismo, futsal (lista de espera), circuito funcional, ritmos, alongamento, corrida de rua e caminhada, ginástica para a terceira idade. As aulas são gratuitas.

Cresça com o esporte

Conheça nossa proposta para profissionais

CLIQUE E SAIBA MAIS