O Floorball desenvolveu-se originalmente na Suécia onde já é jogado desde meados dos anos 70. Este jogo recentemente tem raízes em todo o mundo, uma vez que jogos similares ao Floorball são jogados desde o séc XIX. São exemplos o floorhockey na América do Norte e na Inglaterra, derivado do hockey no gelo e também o indoorhockey na Austrália que deriva do popular hockey na grama.

 

Tendo o hockey no gelo como comparação, o floorball tem menos contato físico, violência e possibilita inclusive a formação de times mistos, com homens, mulheres e crianças jogando ao mesmo tempo, como por sua dinamicidade, rapidez e regras de fácil compreensão.

 

Hoje o esporte é praticado em mais de 80 países, em 49 destes existem associações nacionais que organizam campeonatos amadores ou profissionais. Há pelo menos uma entidade nacional em cada continente do mundo. Floorball foi reconhecido pelo COI em 2009 e será incluído como esporte de demonstração nos Jogos Mundiais Especiais de Inverno de 2013 (o maior evento esportivo para crianças e adultos com deficiência intelectual). A Federação Internacional de Floorball (IFF), instituição que visa organizar os praticantes, trabalha para que a modalidade figure nos Jogos Olímpicos de Verão 2020.

No Brasil

Nas terras brasileiras, a prática do floorball teve início no fim da década de 90, sendo em um primeiro momento restrita à comunidade escandinava em São Paulo/SP, mas logo em seguida implementada, com sucesso em clubes voltados ao público em geral (especialmente SESC e ACM), contando também com grande ajuda de entidades filantrópicas administradas por estrangeiros (principalmente suecos e suíços), que utilizam o esporte como instrumento de inclusão social.

Saiba onde jogar floorball perto de você.